Nesta segunda-feira (25) , o Exército Brasileiro celebra o Dia do Soldado, uma data dedicada a homenagear todos os integrantes da força terrestre nacional. A escolha do dia remete ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército, conhecido como “O Pacificador” e “O Marechal de Ferro”, em reconhecimento à sua atuação em importantes batalhas no século XIX em defesa dos interesses do Brasil.
As comemorações tiveram destaque especial no Comando Militar do Nordeste (CMNE), que iniciou a programação no dia 21 de agosto. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), o público pôde conferir uma exposição de materiais militares e apresentações da Banda de Música do Exército no Shopping Guararapes. A iniciativa homenageou os mais de 25 mil militares que compõem o CMNE.
Programação e solenidades
A sede do Comando, localizada no bairro do Curado, no Recife, foi palco de diversas atividades cívicas e sociais, incluindo a oferta de serviços gratuitos à população da Região Metropolitana. Na sexta-feira (22), uma cerimônia solene no pátio do quartel-general reuniu centenas de autoridades civis e militares. A festividade foi conduzida pelo comandante militar do Nordeste, general de exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro.
Durante o evento, 63 comendas foram entregues, entre elas o “Diploma de Colaborador Emérito do Exército”, concedido a 20 pessoas representantes de instituições públicas e privadas que apoiaram ações da instituição. A cerimônia também marcou a conclusão do período básico de instrução militar e de comunicação de cerca de 18 soldados, que receberam seus diplomas durante a solenidade.
Corrida Duque de Caxias
As celebrações também incluíram a tradicional Corrida Duque de Caxias, realizada no domingo (24), que reuniu mais de 2,5 mil participantes, entre militares e membros da sociedade civil. Em sua 47ª edição, o evento esportivo teve percursos de 5 e 10 quilômetros, com concentração, largada e chegada no Museu Militar Forte do Brum, no bairro do Recife.
Os corredores passaram por pontos históricos da capital pernambucana, como a rua da Aurora, a Ponte Maurício de Nassau e o Marco Zero, em uma integração simbólica entre o Exército e a população.
O Dia do Soldado reafirma o reconhecimento ao papel fundamental das Forças Armadas na história e na soberania do país. Por meio de homenagens, eventos cívicos e ações de aproximação com a sociedade, o Exército Brasileiro celebra não apenas a memória do Duque de Caxias, mas também o compromisso diário de seus soldados com o Brasil.
Com informações Folha de Pernambuco