Fome e sede frequentes, vontade de urinar, fraqueza e cansaço estão entre os principais sintomas das pessoas com diabetes. Segundo especialistas, nesta segunda (14), Dia Mundial da Diabetes, é fundamental o foco na prevenção e o diagnóstico precoce para que os tratamentos sejam mais eficientes.

A doença não é restrita a idosos ou mesmo adultos. Inclusive, na infância são necessários cuidados especiais. Isso porque tem chamado atenção dos profissionais de saúde os casos de obesidade infantil, relacionados à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares.

Campanhas sobre a diabetes são importantes no país, inclusive, por um fator cultural: os brasileiros têm hábito de consumir alimentos e bebidas açucarados, e esse componente interfere na saúde de quem exagera na dose.

O consumo exagerado de açúcar correlacionado a outros fatores, entre eles o estilo de vida e o histórico familiar, pode trazer sérios danos à saúde, como câncer e diabetes tipo 2, o diabetes mellitus.

Especialistas explicam que o diabetes ocorre quando o pâncreas não produz suficientemente o hormônio insulina. Esse hormônio é que auxilia o organismo a transformar o açúcar (ou glicose) em energia.

 

Fonte: O Tempo

 

Comentários
COMPATILHAR: