Pais e educadores constantemente se perguntam como agir frente à intolerância, ao preconceito, à sexualidade precoce das novas gerações, às suas relações com drogas lícitas e ilícitas, à rebeldia muitas vezes sem causa, ao seu descaso em relação aos estudos, à escolha da profissão, ao culto exagerado ao corpo, à falta de respeito, com as pessoas principalmente os mais velhos. Para trazer orientações e boas dicas sobre o assunto, a indicação literária da semana é a obra ?Adolescentes: quem ama, educa!?, do renomado médico psiquiatra Içami Tiba.
A indicação faz parte do projeto ?No meio do caminho tem um livro?, firmado entre o jornal Nova Imprensa e as bibliotecas públicas de Formiga.
Resenha
Não é nada fácil para os pais e educadores lidarem com os adolescentes de hoje, muito mais informatizados, globalizados e independentes. Adolescentes precoces e tardios são produtos dessa galopante evolução tecnológica e social. A educação dos filhos é um projeto de vida com a finalidade de prepará-los para a ética e a felicidade, a autonomia comportamental e a independência financeira.
Os adolescentes são os primeiros a consumir as novidades, a absorver a tecnologia, a ousar fazer mesmo sem ler manuais, a se enfadar com a rotina, a arriscar a segurança do conhecido pela aventura, a devanear com prêmios sem ter apostado, a se apaixonar sem ter conhecido. Eles são verdadeiros tumultos relacionais, mas podem alcançar bom êxito se tiverem boa educação.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA