O deputado federal Domingos Sávio se reuniu, na terça-feira (6), com o diretor geral da Agência Nacional das Águas –ANA, Maurício Abijaodi, membros da diretoria e corpo técnico.

O encontro é um desdobramento da reunião realizada na Comissão de Minas e Energia, da qual Domingos Sávio é membro. Como pauta principal, está a manutenção da cota 762 e o controle de vazão de Furnas e Peixoto que garante o uso múltiplo dos lagos para pesca, piscicultura, turismo, irrigação e outros em consonância com a geração de energia.

O parlamentar explicou que havia uma necessidade para que o Ibama se posicionasse com relação a vazão para que a “piracema” na Usina de Porto Primavera ocorra com fluidez. Para isso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis determinou uma vazão mínima de 4.600m/s em Porto Primavera. No entanto, para que isso ocorra, é necessária que Furnas opere com a vazão máxima.

“Para que tenhamos o controle de vazão em Furnas, era necessário que o Ibama se convencesse e documentasse que não era necessária tanta água em Porto Primavera para a piracema. Depois de muito trabalho, conseguimos o documento. Agora podemos solicitar que, assim como foi feito no ano passado, novamente tenhamos o controle de vazão em Furnas a fim de fixarmos medidas para ter água para o uso múltiplo durante todo o ano pelo menos com a cota mínima, podendo chegar à máxima”.

Domingos Sávio informou, ainda, que o Ibama autorizou a redução da vazão de Porto Primavera para 3.900 m/s. O que representa 700 m/s que serão retidos a montantes que serão retidos.

O deputado formalizou diante a ANA um requerimento de sua iniciativa para que conste na pauta do Colegiado da Agência, da próxima terça-feira (13), como primeiro item da pauta, a discussão de uma nova resolução para o controle de vazão de Furnas. “Vamos acompanhar para que essa resolução seja aprovada o mais rápido possível e publicada para que, assim como aconteceu no ano passado, possamos ter um nível adequado no Lago de Furnas para o uso múltiplo, de preferência com a cota máxima”, ponderou.

Houve um compromisso do presidente Maurício Abijaodi da inclusão na pauta do Conselho para elaboração da resolução. O deputado federal se comprometeu a acompanhar os desdobramentos até que seja publicada a resolução.

Fonte: Assessoria Deputado Domingos Sávio

COMPATILHAR: