O primeiro computador eletrônico “moderno”
Com certeza, você já deve ter visto a figura abaixo em algum momento da sua vida. Se nunca viu, esta figura ilustra o primeiro computador digital eletrônico, o Eniac (Eletronic Numeral Integrator and Calculator).
O início do seu desenvolvimento se deu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, pelos seus criadores John P. Ecker e John W. Mauchly, dois cientistas norte-americanos da Electronic Control Company. A ideia principal era criar uma máquina para fins militares, capaz de realizar cálculos balísticos e quebrar códigos de comunicação. Porém, o Eniac só entrou em operação em 1946, após o final da guerra, e foi utilizado durante a Guerra Fria na criação da bomba de hidrogênio.
O Eniac não se resumia ao equipamento no qual o operador estava manuseando. Esse computador media 30 m de comprimento, 2.4 m de altura, ocupava uma área de 170 m2 e pesava cerca de 30 toneladas.
Você deve ter notado pela figura que o Eniac não era um computador com dimensões consideradas normais para a atualidade, ele era tão grande que teve de ser disposto em formato de “U” para que os operadores conseguissem programá-lo. Ainda existia um agravante, seu consumo de potência elétrica chegava a incríveis 174 kW e, para se ter uma dimensão, atualmente, um computador típico consome cerca de 120 W.
Eniac em um único Chip.
Para comemorar os 50 anos da criação do Eniac, um grupo de estudantes de engenharia elétrica da Universidade da Pennsylvania projetaram o Eniac em chip. Eles implementaram todas as funcionalidades desse computador em um único circuito integrado de 7.44 mm por 5.29 mm, utilizando uma tecnologia CMOS de 0.5 μm.
O objetivo era recriar o Eniac respeitando suas características originais o máximo possível, por exemplo, tentando manter sua arquitetura original e as funcionalidades dos circuitos envolvidos. Para isso, utilizou-se de uma tecnologia mais moderna (chamada de CMOS 0.5 um), sendo que, algumas adaptações tiveram que ocorrer: foram utilizados 250 mil transistores para modelar as 18 mil válvulas a vácuo e os 70 mil resistores do projeto original do ENIAC, assim como as chaves mecânicas substituídas por chaves eletrônicas.
Existe uma pequena comparação entre as principais características do Eniac original e o Eniac em chip. A diferença de potência e tamanho dos dois projetos é impressionante, o Eniac em chip dissipa meros 0.5 W, o que chega a ser considerado nada quando comparado com 174 kW do ENIAC original. Se levarmos em consideração a dimensão, ele saiu de uma área de aproximadamente 170 m2 para uma área menor que uma moeda, 39.36 mm2.
Adaptação pessoal do original obtido clicando aqui.