Bette Graham Nesmith é conhecida como a mulher que inventou o corretor Liquid Paper, alcançando o sucesso graças aos seus “erros”.
Em 1951, começou a trabalhar como secretária de um Diretor em um banco em Dallas.

Bette Graham Nesmith_Reprodução-Revista Letter-Perfect- Junho 1980
Com a chegada das máquinas de escrever elétricas da IBM, Bette e seus colegas começaram a cometer mais erros devido à velocidade destes aparelhos. Esses erros envolviam reescrever páginas inteiras, atrasando seu trabalho e desperdiçando papel.
Bette, fã de pintura, teve a ideia de “pintar” sobre os erros, inspirada nos artistas que corrigiam seus erros dessa maneira. Começou a experimentar em casa misturando tintas com água, até encontrar uma fórmula que cobria os erros e secava rapidamente.
Levou uma amostra para o escritório e logo suas colegas começaram a pedir o produto. Ela percebeu o potencial da sua invenção e transformou a sua casa em um laboratório. Com a ajuda de um funcionário de uma loja de tintas e do professor de química do seu filho, ela melhorou o produto, chamando-o de “Mistake Out”.
Trabalhava no banco de dia e fazia corretor à noite. Um erro no trabalho levou à sua demissão, o que lhe permitiu dedicar todo o seu tempo ao seu negócio, que renomeou “Liquid Paper”.
A empresa cresceu rapidamente e, em meados dos anos 70, produzia 500 garrafas por minuto com mais de 300 funcionários. Em 1979, Bette vendeu a empresa à Gillette por 50 milhões de dólares e um Royalty por cada garrafa vendida.
Infelizmente, Bette faleceu apenas seis meses depois, aos 56 anos. Seu legado é um exemplo de como uma mulher empreendedora e criativa alcançou o sucesso graças à sua capacidade inventiva e aos seus “erros”.
Fonte: texto e imagens – livre adaptação pessoal de diversos sítios da internet com acesso em 06/03/2025.