Toda criança aprende brincando, sendo papel do educador propiciar esta interação entre o lúdico e a aprendizagem. Com o Pró-Letramento e o CACP (Centro de Auto Capacitação e Pesquisa) os profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Sol Nascente enriquecem suas atividades, visando ao desenvolvimento infantil. No CEMEI Sol Nascente, as crianças aprendem brincando. No jogo das argolas, procurando a primeira letrinha do nome, com o bambolê ou relacionando letrinhas aos desenhos elas desenvolvem a coordenação motora grossa. Neste conjunto, elas são estimuladas a desenvolver as competências de conceituar, refletir, argumentar, questionar, classificar e interagir cooperativamente uns com os outros.
Dessa forma, na educação da criança pequena, os conhecimentos são essenciais na formação humana e ajudam a forjar comportamentos dos quais ela dependerá em sua vida futura para ter autonomia em seus processos de aprendizagem.
Entre os eixos abordados pelas pedagogas Liliane Cristina Silva, Eliene Rosana Guimarães, Fabiana Lopes de Faria e Jaqueline Leal estão a apropriação do sistema de escrita, capacidades e conhecimentos e atividades que levam à compreensão das diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas. Entre os objetivos das atividades desenvolvidas por elas estão o desenvolvimento da linguagem oral, percepção visual e criatividade; o conhecimento da diferença entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, além da capacidade de identificar imagens de animais e suas características.

COMPATILHAR: