O morango, que virou o ingrediente queridinho nas redes sociais com a onda do chamado “morango do amor”, tem pesado no bolso do consumidor. O preço da fruta acumula alta de 46,02% de janeiro a julho de 2025, segundo o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A variação é a sexta maior entre os alimentos pesquisados no período, atrás apenas da manga (73,07%), tomate (65,23%), pepino (61,62%), abobrinha (48,98%) e café moído (48,72%).

O aumento ocorre em meio à explosão de receitas virais envolvendo o “morango do amor”, nome dado em referência à maçã do amor, característica das festas juninas.

A febre começou a ganhar força neste ano, impulsionada por influenciadoras nas redes sociais, o que contribuiu para uma alta na procura e, consequentemente, no preço.

O doce é feito com uma camada fina e crocante de açúcar caramelizado, que envolve um recheio cremoso de brigadeiro de leite ninho e, no centro, um morango fresco.

Além das receitas caseiras, o morango do amor passou a ser comercializado por confeitarias, cafeterias e até padarias, que adaptaram o doce para o cardápio.

 

Fonte: R7

 

COMPARTILHAR: