Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28), mostra que 8,6% dos estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública pertencem a famílias com renda per capita na faixa dos 20% mais ricos do país.
O índice é maior que o dobro da situação inversa: só 3,8% dos estudantes de famílias pobres estudam em escolas particulares. Na rede privada, 52,3% dos estudantes pertencem à faixa de renda mais rica.
Os dados integram a Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2012, elaborada pelo IBGE. A base de dados do estudo foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente a 2011.
A síntese dividiu a população em cinco faixas de renda per capita. De acordo com os dados, no ensino médio da rede pública a distribuição é parecida nas quatro faixas de renda mais baixas: 22,4% na primeira; 26,7% na segunda; 23,1% na terceira; 19,2% na quarta, e 8,6% na quinta, das famílias mais ricas. A rede pública reúne 87% dos estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio.
Na rede particular do ensino médio, 3,8% são da primeira faixa, dos mais pobres; 7,5% pertencem a famílias da segunda faixa; 13,4% estão na faixa intermediária; 22% na quarta, e 53,2% dos estudantes estão na quinta, a faixa das famílias mais ricas. A rede particular atende 13% do total de estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio.
O bom desempenho de estudantes de escolas públicas federais, técnicas e militares em exames como o Enem e vestibulares também atrai famílias com melhor condição financeira.
No ensino fundamental, também da rede pública, 38% dos estudantes têm a menor faixa de renda familiar; 28,3% estão na segunda faixa; 18,2% estão na faixa intermediária; 11% estão na quarta faixa; e 4,5% dos estudantes são de famílias ricas.
No ensino fundamental, de acordo com a pesquisa, a maioria dos alunos da rede particular está entre os mais ricos. A distribuição, segundo o estudo, é assim: 6,4% entre os mais pobres; 13,3% na segunda faixa; 16% na faixa intermediária; 21,7% na quarta faixa; e 42,6% entre os mais ricos.
Desigualdade
De acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil é um dos 26 países analisados com maior desigualdade de desempenho entre o ensino público e o privado, ficando atrás apenas do Catar, Quirguistão e Panamá. As diferenças na condição socioeconômica dos alunos são os principais determinantes da variação de desempenho, segundo o levantamento.
A desigualdade entre os alunos dependendo da rede de ensino cursada aparece também nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. O Ideb, para as redes pública e particular, respectivamente, teve as seguintes notas: 4,7 e 6,5 nos anos iniciais do ensino fundamental; 3,9 e 6,0 nos anos finais do ensino fundamental; e 3,4 e 5,7 no ensino médio.

COMPATILHAR: