As equipes da Secretaria de Gestão Ambiental e da Defesa Civil de Formiga acompanharam, nesta terça-feira (27), a presidente da Associação Nordesta Reflorestamento, Neusa Falco Galvão, e o engenheiro ambiental Clayton Magela da Silva Miranda em uma visita técnica ao Parque Municipal Chico Mendes, onde fica a árvore Jequitibá que caiu no domingo passado (25). O monumento natural é bicentenário e fica no Bairro Mangabeiras.

A Nordesta é uma conhecida associação de Arcos que trabalha há muitos anos com reflorestamento e plantio de mudas de árvores. Solicitada pela Administração Municipal, a presidente da entidade esteve em Formiga com o engenheiro ambiental para avaliar a situação da Jequitibá. Eles apontaram a causa da queda da árvore, como sendo: umidade no local, inclinação do terreno onde está situada, raiz brocada e fragilidade por já ter sofrido com incêndios, inclusive em julho deste ano. Em 2016, o parque também foi incendiado e, por pouco, o fogo não atingiu a Jequitibá.

Incêndio registrado na árvore em julho deste ano (Foto: Glaudson Rodrigues/Últimas Notícias)

Com a queda da árvore, uma de suas raízes quebrou. Neusa sugeriu não tentar reerguê-la, deixar do jeito que está e aplicar fungicida (produto que combate fungos), já que uma parte da raiz ficaria exposta. Ela acredita que as outras raízes que estão submersas irão nutrir os galhos mantendo a Jequitibá viva.

Relembre e conheça melhor o Parque do Jequitibá na época de sua inauguração. Confira a reportagem da TV Oeste

COMPATILHAR: