A quatro dias da inauguração do Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular), a Prefeitura divulgou o resultado do primeiro laudo realizado na Lagoa do Fundão.  A água está imprópria para banho.

A análise da água está sendo feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A avaliação é feita em números, em uma escala de 1 a 1000. Números menores que 1 apontam que a água está própria para banho. Acima dele, está imprópria. A análise da água da Lagoa do Fundão nesta primeira etapa resultou no número 2.

Apesar do resultado, a Prefeita informou que não é conclusivo. Segundo a administração municipal, para uma avaliação definitiva, é preciso fazer cinco coletas em semanas consecutivas. “A primeira foi realizada no mês passado e, desde então, as outras não ocorreram ainda devido ao período chuvoso, que pode provocar alteração na água”, informou a Prefeitura em nota.

A Lagoa do Fundão margeia o Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular) e o Country Clube de Formiga. A preocupação com a qualidade da água existe há mais de 40 anos devido a uma contaminação no lençol freático, que atinge a água e é provocada pelas fossas negras do bairro Andorinhas, que fica às margens da Lagoa.

Para sanar o problema uma rede de esgoto está sendo construída no bairro. A obra, que teve início no ano passado, ficou aproximadamente um ano paralisada e foi retomada em setembro.

Como medida de precaução, até que o laudo conclusivo fique pronto, a Prefeitura orientará a população a não usar a água da Lagoa do Fundão para banho.

(Foto: divulgação Prefeitura)

 

 

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: