Uma reportagem da TV Alterosa revelou que nessa quarta-feira (26), dois estelionatários se passando por servidores da Prefeitura de Divinópolis e da Receita Federal aplicaram um golpe contra dois empresários dentro do Centro Administrativo do Município, no bairro Belvedere.
As vítimas são da cidade de Montes Claros, região norte de Minas, e trabalham com transporte de cargas. Os comerciantes relataram que os golpistas entraram em contato com os dois compradores através de mensagens no WhatsApp e anunciaram um leilão de pneus para caminhões e carretas em um preço abaixo do mercado.
Após avançarem nas negociações, que duraram por uma semana, os criminosos exigiram que o pagamento seria em espécie e que o ponto de encontro seria no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis. Os empresários relatam a reportagem da Alterosa sobre a ação dos estelionatários.
“Chegando lá, um assessor nos recebeu, uma secretária, aí recebemos uma nota fiscal e subimos para o quarto andar. Depois foi pra uma sala pra conferir o valor e disse que iam pra outra sala pra conferir o valor pra liberar os pneus que estavam nos fundos. Mas aí já passaram 10 minutos e demos conta que fomos roubados. Juntamos as peças e chamamos a Polícia”, declararam as vítimas à TV Alterosa.
A Prefeitura captou as imagens de câmeras de segurança registrando a entrada e saída dos golpistas e as enviaram para a Polícia Militar. Foi constatado que são dois bandidos: um homem e uma mulher que estavam em um carro que foi alugado por uma locadora em Belo Horizonte.
Posicionamento da Prefeitura e da Receita Federal
Todo leilão ligado à uma instituição pública, como a Prefeitura de Divinópolis, é amplamente divulgado e o cidadão pode obter informações através dos setores responsáveis pela ação.
“Nenhuma operação vai exigir dinheiro de espécie, qualquer órgão público é vedado para pagar dinheiro diretamente para um cidadão. A instituição divulga um edital, que será publicado, tem uma concorrência que todos podem participar”, relatou Tiago Nunes, secretário municipal de Administração.
Em nota, a Receita Federal informou que os leilões são feitos exclusivamente de forma eletrônica em seu site oficial e para participar é obrigatório ter certificado digital. O órgão ainda recomendou que a única modalidade de pagamento é por Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e não exige recebimento de boletos, depósitos, PIX ou outros métodos de faturamento.
Fonte: Sistema MPA