Na terça-feira (31), a Polícia Militar de Itapecerica tomou conhecimento de que um cidadão, que se identificava como padre, estaria realizando compras a prazo em estabelecimentos comerciais do gênero de construção civil, aproveitando da relevância social e credibilidade da autoridade religiosa que se intitulava.

Após obtenção de informações, a Polícia Militar de Itapecerica se deslocou a um depósito de materiais de construção, no Centro, e abordou o indivíduo de aproximadamente 54 anos, que se passava por padre, no momento em que tentava novamente aplicar o golpe de compra a prazo em função da confiança que lhe era depositada por comerciantes.

Após contato com o proprietário do estabelecimento, este relatou que no sábado (29), o indivíduo entrou em contato com o estabelecimento comercial por meio do aplicativo Whastapp e telefone e se identificou como “Padre Luiz Otávio” e, em seguida, argumentou que uma Igreja Católica de Carmo da Mata necessitaria de reformas e que precisava comprar materiais elétricos e que precisava que o comércio lhe fornecesse os materiais elétricos (fiações, chuveiros, luminárias, dentre outros materiais), com pagamento posterior por meio de crediário.

Diante das argumentações do “Padre Otávio” foi vendido e entregue a uma terceira pessoa, no mesmo dia, materiais elétricos de elevado valor.

Já na terça, o  suposto “Padre” tentava novamente realizar novas compras na mesma modalidade de pagamento, no mesmo estabelecimento, contudo, durante diálogo com os policiais militares, foi detectado que o cidadão não era autoridade religiosa, mas sim um criminoso que se apresentava em redes sociais como líder religioso que  procurava estabelecimentos comercias e aplicava golpes de compra a prazo para igrejas.

Como se não bastasse, o criminoso, no momento em que conversava com os policiais, ainda tentou se passar por outra pessoa, informando nome falsos, que não era o “Padre Luiz Otavio”, mas pela experiência profissional dos policiais, foi descoberto se que se tratava de um criminoso procurado pela Justiça por inúmeros crimes, como relacionados ao envolvimento com drogas ilícitas, crimes contra pessoas, contra o patrimônio, principalmente por roubos, furtos e por reiterados crimes de estelionato.

Diante de mais uma situação de flagrante delito praticada por foragido da Justiça, a PM de Itapecerica prendeu mais um indivíduo.

Durante as ações policiais, também foi descoberto que o criminoso já estava aplicando o golpe do falso “Padre Luiz Otavio” há algum tempo em diversas cidades do Centro-Oeste, como Carmo da Mata, Campo Belo, Candeias, São Francisco de Paula, Arcos, Formiga, Pains e em Itapecerica.

Destacou o Comandante da PM em Itapecerica que inúmeras modalidades de estelionatos estão sendo aplicadas por aplicativos, redes sociais e via telefone e alerta ao cidadão que não faça nenhuma negociação ou transações financeiras (pix o pagamento de boletos) após tratativas com pessoas que entram em contato por telefone e/ou mensagens de aplicativos e e-mails.

Ressaltou que, ao receber mensagens ou ligações telefônicas com teor de solicitações de empréstimo de dinheiro de pessoa que se identifica como familiar ou amigo, já desconfie que tem grande possibilidade ser o já conhecido golpe do pix.

A Polícia Militar deve ser acionada imediatamente assim que a pessoa desconfie que estar sendo influenciada a ser vítima de golpistas.

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: