Hoje, 14 de abril, é o Dia Mundial da Doença de Chagas. A Secretaria Municipal de Saúde aproveita a data para alertar a população quanto aos riscos da doença.
De acordo com a pasta, em Formiga, o inseto transmissor da doença, o barbeiro, tem sido encontrado em algumas regiões. Em 2022 foram registrados 20 pacientes infectados e, em 2023, já são quatro os casos positivos.
A Doença de Chagas tem cura, se descoberta a tempo para o tratamento. Caso não seja realizado o tratamento, a doença pode evoluir e comprometer o coração e o sistema digestivo do paciente.
A Vigilância Ambiental orienta que todo inseto com características de ser um barbeiro deve ser capturado vivo (capturar com um saco plástico protegendo as mãos) e colocado em um pote com tampa e com pequenos furos.
O recipiente deve ser entregue na Unidade de Saúde mais próxima ou no Setor de Endemias, localizado na rua Quintino Bocaiúva, 55, Centro.
Esse procedimento é necessário para que seja feito o exame parasitológico e seguida a conduta de controle vetorial na residência em que o inseto foi encontrado.
A Vigilância Epidemiológica solicita que os pacientes com diagnóstico médico de Doença de Chagas Crônica procure um Posto de Saúde ou o setor de Vigilância Epidemiológica, situado na rua Floriano Peixoto, 121, Centro, para orientação e busca-ativa de outros familiares que possam ter a doença, visando o diagnóstico precoce e o tratamento.
Fonte: Decom