O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira (22), autorização para implantação do Centro Tecnológico de Capacitação nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Minas Gerais e do Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae. Cerca de 1.000 pessoas de vários municípios do Estado estiveram em Belo Horizonte para participar da solenidade de criação dos Centros que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
?Estamos começando uma trajetória muito importante. Vamos, de fato, colocar a ciência e a tecnologia a serviço daqueles que mais precisam. A causa e o movimento das pessoas com deficiência, pela sua justiça, pelo envolvimento sentimental, pela realidade que apresentam, merecem prioridade de todos os governos. É a minha obrigação firme dizer que é uma prioridade absoluta termos uma política adequada para tratar as pessoas com deficiência para dá-las mais dignidade para que se sintam prestigiadas, amadas, reconhecidas e, agora, incluídas, através desse grande esforço tecnológico que vamos fazer?, afirmou o governador.
O Centro Tecnológico de Capacitação vai facilitar o acesso das Apaes à internet e às redes sociais, criando uma rede tecnológica de integração das unidades. Será formado por centros de inclusão social e oficinas de capacitação profissional que irão funcionar em 148 municípios mineiros. Cada Centro de Inclusão Social terá cinco computadores adaptados com aparelhos que possibilitam atender diferentes tipos de deficiência.
?É um projeto muito bonito porque temos sempre de ter em mente que as pessoas com deficiência têm também de ter suas oportunidades. Hoje a Ciência e Tecnologia oferecem muitas alternativas, não só o conhecimento das coisas como um todo, mas a possibilidade de gerar renda e trabalho?, destacou Anastasia.
A proposta prevê, ainda, a realização de oficinas de gastronomia e de capacitação profissional para melhorar a qualificação da mão de obra de pessoas com deficiência, possibilitando melhores oportunidades no mercado de trabalho e a inclusão digital.
O projeto será desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e implantado com recursos que somam R$ 5,4 milhões. O projeto foi concebido pelo presidente da Fenapaes, deputado federal Eduardo Barbosa.
?Não temos hoje, talvez, a percepção da dimensão do projeto que aqui se inicia. Teremos a possibilidade não só de inovar, mas, sobretudo, através da inovação, trazer qualidade de vida para as pessoas com deficiência, coisa que ainda é um sonho para os brasileiros com deficiência, pois construir políticas públicas voltadas para esse segmento tem sido um grande desafio. No entanto, o Governo de Minas Gerais está dando um exemplo diferenciado. Nós estamos implantando uma política de inclusão social através da tecnologia de informação, uma política pública muito bem estruturada?, ressaltou Barbosa.
Tecnologias Assistivas
Além do Centro Tecnológico, o governador autorizou a criação de um projeto pioneiro no Brasil, o Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae. Ele será implantado no município de Pará de Minas (Região Centro-Oeste), com investimento de R$ 650 mil, e terá uma Incubadora de Tecnologia Assistiva e um Núcleo de Qualificação Profissional. A expectativa é de que nesse centro sejam capacitados 4,5 mil profissionais da área de saúde e 5,5 mil da área de educação que irão atender 415 Apaes responsáveis por cerca de 40 mil pessoas com deficiência.
?Vamos colocar em Pará de Minas, com recursos do Estado e da Fapemig, um Centro que vai desenvolver tecnologia e inteligência para produção de bens e equipamentos para as pessoas com deficiência. Vamos inovar e isso é muito positivo porque é um contingente muito grande de pessoas que, felizmente, têm o grande respeito da sociedade e precisam ter cada dia mais a sua inclusão reconhecida. O trabalho das Apaes, realizado por toda Minas Gerais, é um movimento social de dimensão imensa, reconhecido trabalho voluntário, feito com muito sacrifício e dedicação, e que toda sociedade deve reconhecer e ter gratidão?, afirmou o governador.
O projeto é uma parceria entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Pará de Minas e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Essa é a primeira vez que o Inatel abre uma frente de atuação para empreender tecnologia que atenda a um projeto de pesquisa, formação e incubação de empresas.
O Secretario de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues, explica que o Governo de Minas está buscando atrair empresas de tecnologia assistiva para o Estado. Além disso, a criação dos centros poderão integrar as ações das Apaes e possibilitar a qualificação das pessoas assistidas.
?O grande objetivo é fazer com que o aparato de Ciência e Tecnologia no Estado, as articulações feitas por nós, possam se converter em ampliação dos espaços de cidadania. Ao construir um Centro de Tecnologia Assistiva, buscar uma incubadora de empresas e um Centro de Formação para Rede Apae, estamos contemplando um movimento que tem já uma enorme abrangência em toda Minas Gerais, com capilaridade em todo o Brasil. Através da Rede nós teremos as Apaes ligadas a um ponto, que será o centro em Pará de Minas, que vai poder distribuir conteúdos de formação e qualificação de mão de obra, além de permitir que a pessoa com deficiência possa utilizar o recurso do computador para se ligar à internet, às redes sociais?, explicou Anastasia.
O Movimento Apaeano
O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.
Atualmente o Movimento congrega a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), 23 Federações das Apaes nos Estados e duas mil Apaes distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a 250 mil pessoas com deficiência. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.

COMPATILHAR: