O Governo Federal está investindo R$ 51 milhões em obras no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em Minas Gerais. Os recursos, oriundos da Eletrobras e aplicados desde junho deste ano, têm como objetivo principal a proteção da nascente do Rio São Francisco, além da recuperação ambiental e melhoria na infraestrutura de acesso ao parque.
Reformas priorizam acesso e preservação ambiental
As obras concentram-se na reforma das estradas de acesso, com intervenções para conter a perda de solo, reduzir o assoreamento dos cursos d’água e melhorar a circulação dentro da unidade de conservação. Um dos trechos em intervenção é a portaria 1, em São Roque de Minas — único acesso pela região Centro-Oeste de Minas que ficará interditada até essa terça-feira (12), devido a obras de calçamento.
Durante o período de interdição, os visitantes podem acessar normalmente os atrativos do parque, como o Chapadão, a Nascente Histórica do Rio São Francisco, o Curral de Pedras, a Garagem de Pedras e a parte alta da Cachoeira Casca D’Anta, por meio das portarias 2, localizadas nos municípios de São João Batista da Canastra (Sul de Minas) e Sacramento (Alto Paranaíba).
Preservação da Bacia do São Francisco
De acordo com os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), além da melhoria no acesso, as ações incluem o plantio de mudas, revegetação e estabilização do solo, com o objetivo de preservar a biodiversidade e garantir a qualidade da água na Bacia do Rio São Francisco. “Preservar a nascente do Rio São Francisco é fundamental para garantir todo o uso múltiplo que sua bacia representa”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Benefícios para o meio ambiente e para a população
Além dos ganhos ambientais, as melhorias nas estradas facilitam o acesso dos visitantes ao parque, promovem o turismo ecológico e otimizam o trabalho das equipes de monitoramento e manutenção. As obras também fortalecem a logística entre os municípios vizinhos, contribuindo para o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.
O Parque Nacional da Serra da Canastra, guardião da nascente do Velho Chico, é uma das áreas de maior relevância ecológica do país, e os investimentos reforçam o compromisso do governo com sua conservação e valorização.
Com informações G1 Centro Oeste