A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), em parceria com a Maternidade Odete Valadares, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), promoveu no sábado (19), no Parque Municipal de Belo Horizonte, várias atividades para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite. O evento destacou aos presentes os benefícios da doação de leite humano.
A referência em aleitamento materno da SES, Ellen Oliveira Mota, enfatizou a importância do leite para a recuperação de bebês, principalmente, no período neonatal, até 28 dias de vida. ?Muitos bebês, prematuros, cujas mães não conseguem produzir leite, não possuem alternativa para se alimentarem a não ser pelo leite doado?, afirmou.
O Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares é referência no Estado. Em 2011, o banco atendeu mais de 900 crianças internadas na maternidade e outros municípios. Foram mais de três mil litros de leite humano coletados e aproximadamente 12 mil mulheres treinadas em aleitamento materno.
Mães de Minas
Durante o evento, a SES promoveu o serviço de cadastramento de mães e gestantes pelo 155, parte do Projeto Mães de Minas para redução da mortalidade materna e infantil. O projeto doGoverno de Minas visa estimular o processo de mobilização para monitoramento e acompanhamento das mães e de seus filhos até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Até o momento, foram cadastradas quase 12 mil gestantes em todo o Estado, em um total de 647 municípios.
A partir do cadastro, as equipes de atendentes do 155 entram em contato com as gestantes periodicamente: checam se elas foram à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames, se a gestação for diagnosticada como gravidez de alto risco. No caso da gestante precisar de informações específicas ou com mais detalhes, o atendente transfere a paciente para médicos e enfermeiros plantonistas para que eles passem as orientações.
Teatro
O Dia Mundial de Doação do Leite Humano foi ocasião também para o relançamento da peça teatral ?Mães de Minas: muito além da vila?, do Grupo de Teatro Saúde em Cena da SES, formado por servidores da secretaria. No enredo, o público conheceu mais sobre o Projeto Mães de Minas através da história de Jerusa, uma mulher que descobre estar grávida e se encontra assustada diante dos desafios da gravidez. Para ajudá-la, sua irmã Odete lhe instrui sobre o atendimento nos postos de saúde e o cadastramento pelo 155.
Doação
A Maternidade Odete Valadares realiza o recolhimento do leite materno uma vez por semana, nas residências das lactantes cadastradas. O leite é armazenado na geladeira das voluntárias e encaminhado imediatamente ao Banco de Leite Humano (BLH), onde é iniciado o processo de tratamento do leite.
Qualquer lactante, que observe a abundância na produção do leite e tenha todos os exames pré-natal em mãos, pode se voluntariar. As únicas restrições são: não ter feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos; não ser diagnosticada com hepatite; não fazer uso de bebidas alcoólicas e não ser fumante. Os beneficiados prioritários do BLH são crianças prematuras de baixo peso, que em geral alcançam recuperação rápida de peso por meio do leite doado.

COMPATILHAR: