Cinco homens, com idades entre 19 e 27 anos, foram indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de tortura e associação criminosa na vila “Sapolândia”, no bairro Jardim Industrial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles são suspeitos de torturarem e arrancarem dedos da mão de um homem de 27 anos, em junho de 2023, por supostos furtos cometidos por ele no bairro.
De acordo com a 2ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, que foi responsável pela apuração, o inquérito foi entregue à Justiça no último dia 1º de março e pediu a prisão preventiva dos suspeitos. O crime foi registrado no dia 25 de junho do ano passado, quando a vítima passou por um dos suspeitos e eles avisaram que ele não poderia ficar na região “porque estava roubando”.
A partir dali, o homem passou a ser agredido com pedaços de madeira e coronhadas de arma, sendo que, durante as agressões, os criminosos falavam, segundo o relato da vítima, que aquilo seria para ele “aprender a não roubar mais na favela”.
Ainda durante a tortura, ele teve dois dedos da mão esquerda cortados com uma faca pelos suspeitos, que ordenaram ainda que ele não retornasse mais ao bairro, ou seria assassinado.
Operação prendeu dois em janeiro
Ainda de acordo com a Polícia Civil, no dia 23 de janeiro deste ano a operação “Cadere in Atrio” prendeu dois dos suspeitos de envolvimento nas torturas, sendo um de 22 e outro de 23 anos. Os dois presos eram ligados ao tráfico de drogas na Sapolândia. No dia, a polícia apreendeu ainda um celular com os suspeitos.
O nome da operação significa “Queda do Tribunal”, fazendo referência ao desmantelamento da associação criminosa que aplicava a “justiça paralela” na região.
Fonte: O Tempo