Um homem foi multado em R$ 8.975,49, por provocar queimadas no entorno do bairro Santana II, em Formiga.
Os militares do 5º GP/6º Pelotão de Meio Ambiente receberam, nesta sexta-feira (23), uma denúncia que a prática de queimadas estava recorrente neste mês, sendo que desde o dia 10, uma extensa área de pastagem no referido bairro foi atingida, causando transtornos diversos aos moradores, com sujeira decorrente de cinzas, problemas respiratórios e danos ambientais com a queima da vegetação.
Decorrente das informações repassadas e após levantamentos com uso de imagens de monitoramento de residências, os militares conseguiram identificar o suspeito, que confirmou a autoria das queimadas, em quatro pontos distintos. A área queimada foi de 13,987 hectares.
As chamas chegaram a danificar inclusive a tubulação do Saae, interrompendo parcialmente o fornecimento de água para a população do bairro. Houve empenho também do Corpo de Bombeiros em dias distintos.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o homem foi autuado administrativamente com aplicação de multa e o boletim de ocorrência foi lavrado para a persecução criminal junto ao Poder Judiciário.
A Polícia Militar de Minas Gerais, através do Policiamento de Meio Ambiente ressalta que a participação da comunidade em auxiliar na identificação de autores de queimadas e incêndios é fundamental.
Nesse período de estiagem e altas temperaturas é primordial que a população contribua com o uso racional da água, além da manutenção de lotes limpos.
A prática de queimadas é crime, proibida por atos do poder público e podem causar significativos danos ao meio ambiente e a saúde das pessoas.
Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente

Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente

Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente

Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente

Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente