O Horário de Verão começa neste domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.
O objetivo do Horário de Verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.
Economia de energia
Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) demonstra o sucesso do Horário de Verão 2012/2013, que gerou redução de 2.477MW no consumo de energia. A medida beneficiou os subsistemas Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte, referentes à participação do estado do Tocantins.
Essa cifra representa 4,5% da demanda máxima dos três subsistemas e é equivalente a cerca de R$ 200 milhões. Parte dessa economia é gerada pela menor utilização de iluminação artificial nas residências, que representa de 15 a 25% do valor da conta de luz.
Todos os anos, durante a transição entre as estações primavera e verão, até o início do outono, os dias ficam duas horas mais longos, com aproximadamente 14 horas de duração.
Ou seja, neste ano, em que o Horário de Verão começa no dia 20 de outubro e segue até 16 de fevereiro, serão, teoricamente, 118 dias com duas horas a menos de luzes acesas.

COMPATILHAR: