A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Gabinete do Prefeito, informa que foi realizada nessa segunda-feira (21) uma reunião com representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, para determinar a parceria entre o Hospital Regional e a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
Na reunião, foi determinado que o Hospital Regional será doado para a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Além de Hospital Regional, a unidade também será um Hospital Universitário com todos os equipamentos garantidos para a formação dos novos médicos e trabalhadores da saúde que são graduandos na instituição.
No ano passado (2023), a diretora da UFSJ, Hérica de Lima Santos, procurou a Prefeitura de Divinópolis, através de reunião com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, para iniciar as tratativas de tornar o Hospital Regional um hospital-escola. Em outubro de 2023, o prefeito Gleidson Azevedo e a vice-prefeita Janete Aparecida, assinaram a manifestação de interesse desta parceria.
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou sobre o encontro. “Foi uma boa reunião para que possamos fazer essa grande parceria! A partir daqui, podemos transformar o Hospital Regional em um Hospital Universitário e atender 100% SUS a população do município e de toda a região!”, destacou.
O ex-ministro da Saúde e presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, explicou a importância desta parceria. “É uma oportunidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, além de todo o processo de formação dos futuros profissionais, pesquisa, ensino, inovação, que vêm junto com uma rede de hospitais universitários”, ressaltou.
O prefeito Gleidson Azevedo, agradeceu a parceria. “Hoje, nossa região clama por saúde e só tenho a agradecer a todos aqui! Tenho certeza que o Hospital Regional será uma solução e, agora, melhor ainda, com a administração da universidade. Quando as federações trabalham juntas, há uma união entre estado e município, onde quem ganha é a população!”, afirmou.
A ocasião contou com a participação do prefeito Gleidson Azevedo, do secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti; do governador, Romeu Zema; do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ex-ministro da Saúde e presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
Fonte: Prefeitura de Divinópolis