O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) — Campus Formiga abrirá 40 vagas para cada um dos seus três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no processo seletivo previsto para o dia 4 de agosto. As opções são: Administração, Eletrotécnica e Informática.
O portal Últimas Notícias entrevistou o diretor geral do IFMG Campus Formiga, Patrick Santos de Oliveira, que está na direção desde outubro de 2023. Durante a entrevista, ele falou sobre os investimentos recentes, a qualidade do ensino, a possibilidade de criação de novos cursos e os planos de expansão da instituição.
Estrutura e excelência educacional
O IFMG conta com mais de 15 unidades espalhadas pelo estado de Minas Gerais. O campus Formiga se destaca por sua estrutura completa e pela oferta de cursos em diferentes níveis de ensino: além dos técnicos integrados ao Ensino Médio, também estão disponíveis cursos superiores em Administração, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática. A instituição ainda oferece pós-graduação com um mestrado profissional em Administração.
Entre as 100 melhores do Brasil no Enem
Durante a conversa, Patrick celebrou o fato de que o IFMG – Campus Formiga está entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil, segundo dados do Enem 2024. O diretor destacou que esse desempenho é fruto da dedicação dos professores e da metodologia de ensino adotada.
“Mesmo com pouco tempo para preparar uma base teórica, nossos alunos conseguem aliar teoria e prática de forma eficiente. Isso é fundamental para os bons resultados no Enem e nos vestibulares em geral”, destacou.
Expansão e novos cursos à vista
Quando perguntado sobre a possibilidade de novos cursos no campus, Patrick confirmou que a direção já estuda a viabilidade de ampliação da grade ofertada. Em breve, a instituição deverá formalizar propostas nesse sentido, acompanhando a crescente demanda por formação técnica e superior na região. Já está em andamento o planejamento para a oferta de novas disciplinas.
“Estamos avaliando quais áreas apresentam maior demanda regional e como podemos adaptar nossa estrutura para atendê-las. Nosso objetivo é continuar oferecendo ensino de qualidade e formar profissionais capacitados para o mercado”, disse.
Confira o trecho da entrevista abaixo:
Investimento de mais de meio milhão para fomentar inovação
Outro ponto de destaque foi a recente aprovação da proposta do campus na Chamada FAPEMIG-SEDE Nº 018/2024, por meio do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). O projeto aprovado, intitulado “IFMG como impulsionador do empreendedorismo e inovação no ecossistema de Formiga e região”, garantiu um investimento de R$ 511.363,70, que será destinado ao fortalecimento de ações de inovação e tecnologia.
Segundo Patrick, parte dos recursos será aplicada em kits de robótica, aquisição de notebooks e melhorias estruturais no campus. No entanto, as definições finais dependerão de uma reunião específica que irá detalhar os próximos passos do projeto.
“Vamos impulsionar o empreendedorismo, trazer empresas para dentro da instituição e apoiar iniciativas locais. Formiga tem se destacado na área de inspeção municipal e no desenvolvimento de novos produtos artesanais, e o IFMG pode ser um parceiro estratégico nesse processo. Também vamos reforçar os equipamentos de tecnologia para ampliar o impacto dessas ações”, acrescentou o diretor.
Como ingressar no IFMG – Campus Formiga
Para ingressar nos cursos técnicos, os interessados devem participar do processo seletivo marcado para o dia 4 de agosto. Cada curso técnico (Administração, Eletrotécnica e Informática) contará com 40 vagas.
Já os cursos superiores são acessados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem. O candidato pode utilizar a pontuação obtida em edições anteriores ou no ano corrente.
Para os cursos de pós-graduação, como o mestrado profissional em Administração, a seleção ocorre via editais específicos, cujos critérios variam conforme o curso.
Para se preparar para para o Processo Seletivo do Ifmg, foi criado o curso ”Pré-IFMG”, que está com inscrições abertas, o curso é coordenado pela professora Zélia.
A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de se prepararem melhor para o processo seletivo, ampliando suas chances de acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade. Além disso, os alunos podem se beneficiar dos programas de assistência estudantil, que incluem bolsas e apoio financeiro para que possam se dedicar aos estudos.
Expansão para outras cidades mineiras
Além dos investimentos no campus Formiga, o IFMG também prevê a expansão da rede com a criação de novos campi em Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade, reforçando o compromisso da instituição com a interiorização do ensino público e de qualidade em Minas Gerais.