O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, nesta segunda-feira (30), que os candidatos inscritos no Enem 2023 que foram alocados para fazer a prova a uma distância de mais de 30km de suas residências e que não puderem ir ao local do exame, poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. A medida foi anunciada depois que estudantes denunciaram que os locais de prova estavam a distâncias extremas das residências que registraram na inscrição.

 

Histórico

O Inep divulgou, no último dia 24 de outubro, os locais de prova para os candidatos inscritos no Enem 2023. A partir da divulgação, os candidatos foram às redes sociais reclamar das distâncias de suas residências até o local designado pela organizadora das provas, a Cebraspe.

Entre essas pessoas está Fernanda Guedes (nome fictício), candidata do Rio de Janeiro, que foi alocada em um bairro a 44km de distância da sua casa. Ela relatou que teria que pegar diversas conduções para chegar ao local e passar por zonas que estão em conflito. Para a jovem “o Enem se tornou uma prova de resistência. O foco era apenas a prova, agora é chegar até o local da aplicação“.

 

Enem 2023

O primeiro dia de provas do Enem é no próximo domingo (5), quando serão aplicadas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, que será em 12 de novembro, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

 

Fonte: Itatiaia

 

 

COMPARTILHAR: