Começa na próxima segunda-feira (1º) o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda 2010 (IR), ano-base 2009. E exatamente por isso alguns bancos já estão lançando linhas de crédito para antecipação da restituição do IR, como acontece todos os anos.
Banco do Brasil (BB), Real Santader e Caixa Econômica Federal (CEF) foram as primeiras instituições financeiras a anunciar a oferta de empréstimo, com taxas de juros que variam de 2,07% a 2,75%, ao mês. Os demais bancos informaram que ainda estão concluindo a formatação do produto para também ofertá-lo aos contribuintes nos próximos dias.
Apesar de parecer uma boa opção ter o dinheiro na mão bem antes do recebimento da restituição, analistas recomendam que os contribuintes analisem as taxas de juros cobradas e quais as dívidas pretendem pagar com o empréstimo. A modalidade possui um dos juros mais baixos do mercado, por isso é bem-vinda para aqueles que estão endividados e precisam pagar contas com juros mais elevados, como cheque especial e cartão de crédito.
Antes de optar pela linha de crédito, é importante ficar atento também às taxas de juros e outros custos da operação, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Vale ainda observar a data limite para o pagamento do empréstimo porque, se o contribuinte cair na malha fina, a quitação deverá ser feita até esse prazo ou a dívida deverá ser renegociada, o que acarretará mais juros.

COMPATILHAR: