O Ministério do Meio Ambiente divulgou, na terça-feira (27), a nova estimativa de emissões de CO2 no país. O estudo mostrou que o setor agropecuário passou a emitir 30% a mais de dióxido de carbono e gases equivalentes no período de 1994 a 2007. Segundo os dados, as emissões da pecuária aumentaram 25%, enquanto o uso do solo provocou acréscimo de 39%.
De acordo com a estimativa de gases de efeito estufa, a agropecuária responde por 25% das emissões do país. Mais de 50% do CO2 emitido no Brasil vem do desmatamento. O estudo destaca ainda que as emissões também aumentaram na área de energia (54%), nos processos industriais (56%) e no tratamento de resíduos (32%).
A emissão de gases do efeito estufa no Brasil aumentou 40% em 2007 em relação a 1994, quando foi feito o último levantamento, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. O levantamento do ministério analisou a emissão de gases nos setores de energia, processos industriais, agropecuário e tratamento de resíduos. Os poluentes em questão foram dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO).

COMPATILHAR: