Permanece em alta, em todo o país, o número de internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (19). Este dado foi observado em 13 dos 27 Estados.

O destaque do aumento de casos no público infantil está no Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. A maior incidência entre as crianças menores é de casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Já entre os adultos, nas 19 das 27 unidades houve um sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas) da SRAG.

Ainda há um predomínio dos casos positivos da Sars-CoV-2 na população adulta, apesar da queda em diversos Estados. Em contrapartida, mantém-se sinal de aumento nos casos associados ao vírus influenza A e B.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca que, no Rio Grande do Sul, há um crescimento acelerado de internações por SRAG em todas as faixas etárias.

Recentemente, um estudo publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth revelou que a chance de morte do feto foi quatro vezes superior em gestações em que a mãe teve Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Marcelo Gomes ressalta a importância das campanhas de vacinação para impedir o agravamento dos quadros de doenças respiratórias, como a gripe. “Estamos entrando num período tipicamente de maior preocupação, observando justamente um aumento que acende um sinal de alerta para a população tomar os cuidados necessários, especialmente tomar vacina”, explica.

Em Belo Horizonte, toda a população a partir de seis meses pode se vacinar contra a gripe. A vacina bivalente, contra a Covid, também está disponível nos centros de saúde da capital para pessoas acima dos 18 anos.

 Em 2023 já foram registrados mais de 55 mil casos de SRAG

Referente ao ano epidemiológico de 2023, já foram notificados 59.675 casos de SRAG, sendo 23.626 (39,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 27.010 (45,3%) negativos e ao menos 5.458 (9,1%) aguardando resultado laboratorial.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência nacional entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi a seguinte: influenza A (13,5%); influenza B (7%); VSR (47,5%); e Sars-CoV-2/Covid-19 (25,5%). Já entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de: influenza A (14,5%); influenza B (8,5%); VSR (10,1%); e Sars-CoV-2/Covid-19 (63,7%).

O boletim do Infogripe analisa os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-gripe) até 8 de maio, sendo referente à Semana Epidemiológica (SE) 18 (30 de abril a 6 de maio).

Confira o boletim completo no site da Fiocruz.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: