A CNN publicou o artigo “Fact check: Five enduring lies about the Capitol insurrection”, de Daniel Dale e Marshall Cohen, no dia 05.01, disponível no endereço eletrônico: https://edition.cnn.com/2022/01/04/politics/fact-check-capitol-insurrection-january-6-lies/index.html.

No dia 06.01.2021 o Congresso dos Estados Unidos realizava sessão para confirmar a vitória de Joe Biden e foi violentamente invadido por manifestantes.

No artigo é demonstrado essa invasão ter sido incentivada por mentiras e, após a invasão, tentaram reescrever a história daquele dia, com a circulação de versões mentirosas.

Foram muitas mentiras. Alegaram os manifestantes estarem desarmados, ser um protesto contra eleições fraudulentas, os manifestantes foram convidados por policiais, o motim foi planejado por grupos opositores de Trump, os manifestantes estão sendo tratados como “prisioneiros políticos”. Essas inverdades tem o fim de manipular o ocorrido, para minimizar as consequências jurídicas para os participantes.

Os invasores entraram no Capitólio com diversos tipos de armas, inclusive revólveres, armas paralisantes, facas, cassetetes, tacos de beisebol, machados e sprays químicos.

Donald Trump sustentou Joe Biden ter sido eleito de forma fraudulenta e convocou os seus apoiadores para irem a Washington protestar. A eleição não foi fraudada, Biden ganhou de forma justa e a transferência pacífica do poder foi interrompida violentamente pelos invasores.

Outra mentira repetida é os manifestantes terem sido convidados para o Capitólio pelos policiais, mas a verdade é que ocorreram combates corpo a corpo e 140 policiais foram agredidos.

Uma outra mentira propalada é os manifestantes presos serem tratados injustamente como presos políticos. A grande maioria das mais de 700 pessoas acusadas foi libertada após suas prisões, algumas foram condenadas a permanecerem presas antes do julgamento, a grande maioria foi acusada de atacar a polícia ou conspirar com grupos de milícia de extrema direita, os juízes federais rejeitaram argumentos de os presos serem vítimas de processos com motivação política.

Outra tentativa de manipulação da verdade é alegar a invasão do Capitólio ter sido planejada por oponentes de Donald Trump. A invasão ocorreu após Trump pedir para eles virem a Washington para marchar rumo ao Capitólio, fato documentado em postagens nas redes sociais e entrevistas na mídia. Nos processos criminais contra manifestantes constam nomes apenas de apoiadores de Trump.

O artigo mostra estratégia utilizada por Trump e seus seguidores de direita para manipularem a opinião pública, com mentiras para atacar a democracia e para ficarem livres das consequências jurídicas de seus atos.

Esse artigo é importante para acompanhar os acontecimentos no Brasil, em ano de eleição polarizada para presidente, e, principalmente, pelo fato de Trump ser um modelo usado pela família Bolsonaro em suas estratégias de uso das redes sociais, de manipulação dos seus seguidores e de ataques às instituições democráticas.

Euler Antônio Vespúcio – advogado tributarista

COMPATILHAR: