O Unifor-MG divulgou o Boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Formiga (IPC-FGA) referente ao mês de junho de 2023.
O IPC-FGA apresentou inflação de 0,13%. Dentre os nove grupos pesquisados, apenas quatro apresentaram variação positiva nos preços, ou seja, inflação. Embora tenha registrado um percentual menor que no mês anterior, o grupo “Saúde e Cuidados Pessoais” segue sendo “o maior vilão” da inflação em Formiga, registrando +0,51%, o que se deve a um forte aumento no preço dos antigripais, antitérmicos e anti-inflamatórios.
O grupo “Vestuário” segue a mesma tendência inflacionária, anotando +0,16% na inflação formiguense, alimentado pela alta dos preços dos agasalhos (notadamente, os infantis) e calçados femininos (principalmente botas de couro e similares).
A atividade é um projeto de Iniciação Científica, desenvolvido por Laís Milene Gomes Ribeiro do curso de Administração EAD.
Na pesquisa são coletados, entre os dias 5 e 15 de cada mês, os preços médios de 209 itens, divididos em 9 grupos, nos 4 estabelecimentos de maior relevância econômica da cidade.
O IPC-FGA é obtido a partir das fórmulas empregadas pelo IBGE no cálculo do IPCA, sendo os fatores de impacto (pesos) de cada item adaptados a partir de Belo Horizonte, Minas Gerais. A pesquisa é orientada pela Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira.
Fonte: Unifor-MG