Março começa nesta terça-feira (1º) com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no radar dos motoristas mineiros, que devem ficar atentos ao calendário. A escala começa no dia 21 de março e vai até 31 de maio, a depender do número da placa. 

Motoristas podem pagar o imposto em taxa única, entre os dias 21 e 25 de março, conforme a placa, e garantir desconto de 3%. Caso a opção seja pelo pagamento dividido em até três vezes, as parcelas vencerão em março, abril e maio. Nesse caso, não cabe o desconto. 

Congelamento

O IPVA de 2022 terá o mesmo valor do de 2021, após o governo de Minas anunciar o congelamento do imposto para reduzir os impactos do aumento de preços de carros sofridos ao longo dos últimos meses, como consequência da pandemia de covid-19. Caso o imposto em 2022 acompanhasse a tabela Fipe, o reajuste seria de 22,8%. 

Confira as datas de pagamento do IPVA 2022: 

Arrecadação

O IPVA é a segunda maior fonte de renda do Governo de Minas, que espera arrecadar R$ 7,1 bilhões com o imposto ao longo do ano. Os recursos são divididos da seguinte forma: 
– 40% para o Tesouro Estadual
– 40% para os municípios onde os carros são emplacados
– 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)
Tradicionalmente, o IPVA começa a ser cobrado, junto a outros tributos, como o IPTU. Nesse ano, no entanto, a cobrança foi postergada para março.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: