É na casa da família em São Lourenço (MG) que Carolina Arruda, com neuralgia do trigêmeo, descansa após a primeira etapa do tratamento na Santa Casa de Alfenas (MG). Um dos motivos que levou à decisão de pedir alta foi a ligação com a avó, que fará sua festa de aniversário no sábado (27) – o dia marcado para a cirurgia da jovem.
“Minha vó está com câncer e eu queria passar o aniversário com ela, porque não sei se esse vai ser o último… Mas minha cirurgia é bem no dia 27, no dia da festa. Eu até tentei trocar a data da cirurgia, mas existem diversos médicos envolvidos de diferentes lugares do Brasil”, relatou ao portal g1.
Violeta Arruda vai completar 80 anos e há aproximadamente oito meses faz tratamento contra o câncer de mama. Neste ano, um dos presentes é poder celebrar com a presença da neta, já que ambas passam por condições delicadas de saúde.
De acordo com Carolina, a alta temporária deixou a avó bastante feliz, o que se tornou revigorante para essa nova etapa. “A minha felicidade é ver a felicidade dela”, disse a jovem sobre a avó.
Alta e rotina em casa
Carolina Arruda saiu do hospital na segunda-feira (22) após duas semanas de internação na Clínica da Dor. Segundo o médico Carlos Marcelo de Barros, a alta foi aprovada, pois a paciente não teria outra proposta terapêutica no hospital até o próximo passo do tratamento, que é a cirurgia.
Foram quase 200 km – aproximadamente três horas de estrada – até a casa da família em São Lourenço, no Circuito das Águas. Ela ficará com a avó, a mãe, a filha de 10 anos e o marido dela até sexta-feira (26).
Para a estudante, estar de volta em um ambiente caseiro foi marcante principalmente pela sensação de alívio. Mesmo que seja algo temporário.
“Ah, eu senti um alívio muito grande. Eu tava com muita saudade da minha família, né? Eu tava cansada de hospital, mas tava com muita saudade da minha família também”, disse.
“A minha rotina diária está sendo a mesma de sempre, ficar praticamente o dia inteiro na cama. Por mais que depois da UTI a minha dor tenha reduzido, ela reduziu naquele momento, ela não passou. Então, eu continuo sentindo dor”, explicou Carolina Arruda.
Enquanto isso, a semana tem sido ideal para descansar, colocar o sono em dia e recarregar as energias para a próxima etapa. “Porque por mais que você durma no hospital, nunca dá pra realmente descansar”, comentou.
“Agora eu tô me sentindo relaxada, descansada. Acho que com a cabeça melhor também, né? Porque ficar presa vários dias no hospital sem ver a luz do sol é horrível. Então, eu tô bem. Tô com dor hoje, mas tô bem aliviada”, completou.
Carolina Arruda será internada novamente na sexta-feira (26) para iniciar os preparativos para uma cirurgia de implante de dispositivos que vão bloquear a passagem da ‘pior dor do mundo’ até o cérebro. O procedimento está previsto para sábado (27).
Fonte: G1 Sul de Minas