O formiguense Felipe Boaventura, de 21 anos, participa de uma rede social que tem o objetivo de oferecer hospedagem gratuita, para membros da comunidade virtual, que tenham interesse em conhecer novas culturas. Trata-se do CouchSurfing (CS) (www.couchsurfing.com), conhecido pela expressão ?surfar no sofá?, que tem a proposta de oferecer hospedagem despojada em mais de 36 mil lugares em todo o mundo.
O estudante de Direito disse, em reportagem, que a comunidade atrai não apenas pela hospedagem gratuita, mas sim pela proximidade da realidade do local visitado. ?Você quebra completamente o paradigma do turismo. Se você faz um roteirão dentro da normalidade, com as operadoras, conhece o básico. O CS lhe proporciona uma experiência totalmente inserida na realidade e na cultura local?.
Por telefone, Felipe Boaventura, que mora na capital mineira há cinco anos, relatou suas experiências com o CouchSurfing. Tudo começou quando ele planejava uma viagem para a Argentina. ?Encontrei por acaso um blog que continha informações sobre o CS, li e logo em seguida me cadastrei no site. Após cinco dias recebi o primeiro contato de um holandês que queria hospedagem. Após pesquisa com outros adeptos, descobri que o rapaz era um dos administradores mundiais da rede, e planejava dar a volta ao mundo de sofá em sofá?.
Boaventura já visitou um sofá argentino e recebeu três hóspedes em sua casa. Até a última terça-feira (26), o sofá do apartamento que Felipe divide com a irmã e um amigo, hospedou o jovem australiano Tim Mollison.
O que mais chamou a atenção do formiguense na rede foi a possibilidade de se inserir na cultura dos locais visitados. ?Poder conhecer o dia-a-dia, o grupo de amigos, a namorada de quem nos hospeda é muito interessante. Tem gringo que chega aqui e nos pede pra visitar favela, o que certamente não ocorre em roteiros de viagens organizados pelas agências?, conta.
O CouchSurfing possui mais de 400 mil usuários cadastros em todo mundo. O site possui um perfil de adeptos, em sua maioria, formado por jovens entre 25 e 30 anos, bem sucedidos profissionalmente.
Para as próximas férias, Felipe Boaventura planeja um novo surf em sofás. ?Ainda não tenho nada definido, mas estou querendo fazer um ?mochilão? pelo sul da América do Sul. Ainda estou pensando?, revela.
No último dia 19, Felipe foi matéria do caderno de turismo do jornal Estado de Minas (EM).

COMPATILHAR: