Redação Últimas Notícias 

Toda data comemorativa no Brasil se tornou um ótimo pretexto para aplicação de golpes nas redes sociais. As promoções atrativas e gratuitas chamam a atenção de muitas pessoas, que na ânsia de receber um prêmio grátis, disseminam as mensagem sem confirmar a veracidade.

A maioria dos golpes aplicados usa promoções da rede do segmento de beleza O Boticário, uma das empresas mais utilizadas por golpistas.

O golpe da vez usa o Dia das Mães como mote. Circula na internet, em especial no WhatsApp, uma informação que aponta que O Boticário está dando um kit Dia das Mães gratuitamente. Para ganhar o brinde é preciso entrar em um site, responder a três perguntas e compartilhar o link da página com 10 amigos. Três versões da mensagem estão circulando nas redes sócias: uma direciona para uma página chamada “Mães Premiadas”, outra referencia a página “Dia das Mães Grátis” e um terceiro que fornece um link para a página Vantagens Net.

A empresa se pronunciou sobre a promoção e informou que a mensagem é falsa e que O Boticário já está trabalhando para tirar o link do ar.

Imagem: Reprodução/Facebook

 

Cliquei no link, e agora?

Se você abriu o link, não tem muito problema. Na prática, ele não é perigoso desde que você não instale nada ou informe documentos pessoais, senhas ou informações bancárias. Não foi detectado nenhuma ameaça aos dispositivos, mas sim aos dados. Isso porque o site pede para compartilhar o link com amigos e ainda pedem dados de confirmação, que são pessoais.

Uma empresa de segurança de dados identificou que cerca de 320 mil tentativas deste golpe foram localizadas nas últimas duas semanas.

Evite clicar também em banners. O site existe, na verdade, com o objetivo de monetizar os links e propagandas. Quanto mais pessoas acessam e veem as propagandas, mais dinheiro os criminosos recebem por visualização dos anúncios. Se preferir, limpe os dados do navegador e telefone para garantir.

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: