A Prefeitura de Formiga, por meio do Setor de Endemias, divulgou nesta segunda-feira (9) o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.

O estudo aponta risco médio de epidemia de dengue em Formiga, com 2,5% de infestação predial. O resultado é 4,3% menor comparado com o primeiro levantamento do ano que apontou 6,8% de infestação predial, colocando o município, na época, em alto risco de epidemia de dengue.

De acordo com o educador em Saúde do Setor de endemias, André Paixão, o índice não é satisfatório, mas a redução do número de infestação predial, comparado o primeiro com o segundo LIRAa de 2022, é o resultado da conscientização da população. “Estamos trabalhando muito em conscientização, com a estabilidade da pandemia do coronavírus, retomamos com as visitas domiciliares, realizando trabalho diferenciado em bairros onde o índice está mais alto. Precisamos muito da colaboração da população para eliminar de suas casas os possíveis criadouros do mosquito da dengue”.

Segundo consta no levantamento, 90,6% dos focos foram encontrados nas residências, principalmente em tambores, latas, vasos, baldes, garrafas, latas e sucatas.

Os bairros com maior quantidade de recipientes encontrados com larvas foram Sagrado, Alvorada, Novo Santo Antônio, Nirmatele e Belvedere. Foram visitados 1664 imóveis entre residências, terrenos baldios e comércios.

 

Fonte: Decom

 

COMPARTILHAR: