O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, na manhã desta segunda-feira (17), uma conversa telefônica com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O diálogo antecede a viagem de Lula a Johanesburgo, onde participará da Cúpula de Líderes do G20 nos dias 22 e 23 de novembro. O bloco é atualmente presidido pelo país sul-africano.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 40 minutos e tratou dos projetos conduzidos pela África do Sul à frente do G20, com destaque para o Grupo de Especialistas em Desigualdade, coordenado pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz.
Os dois líderes também acertaram uma reunião bilateral durante a Cúpula, com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre Brasil e África do Sul. Lula aproveitou a ocasião para parabenizar Ramaphosa, que completa 73 anos nesta segunda-feira.
O presidente brasileiro embarca para o continente africano no fim da semana. Além de participar do encontro em Johanesburgo, Lula visitará Moçambique, em celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Com informações do Metrópoles










