O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (25) o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita oficial marca mais uma etapa da estratégia do governo brasileiro para ampliar parcerias comerciais internacionais, diante da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A agenda inclui reunião bilateral, assinatura de atos de cooperação entre os dois países, declaração conjunta à imprensa e almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. À tarde, Tinubu será recebido pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. Também está prevista a participação do líder nigeriano no Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Além de Tinubu, Lula tem encontro marcado na quinta-feira (28) com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, também na sede do governo federal.

Alckmin lidera missão ao México para ampliar comércio bilateral

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, embarca nesta terça-feira (26) para o México, onde se reunirá com a presidente Claudia Sheinbaum. A missão oficial tem como objetivo fortalecer o comércio bilateral em áreas estratégicas como biocombustíveis, energia, combustível sustentável de aviação (SAF), agroindústria e saúde.

Em entrevista concedida no sábado (23), em São Paulo, Alckmin destacou ainda a intenção de facilitar trâmites de vistos entre os dois países. A viagem ocorre em meio à busca por alternativas comerciais diante das tarifas impostas por Washington, que também afetam o México.

Com informações do Itatiaia

 

COMPARTILHAR: