O presidente Lula se prepara para sua décima viagem internacional de 2025. O destino da vez será Santiago, no Chile, onde ele deve participar, em 21 de julho, de uma reunião sobre democracia com outros líderes de esquerda.
Como noticiou o Metrópoles, o encontro funcionará como uma reunião preparatória para uma cúpula sobre democracia prevista para acontecer em setembro de 2025, em Nova York, à margem da Assembleia-Geral da ONU.
Ao longo do ano, Lula já fez outras nove viagens internacionais, nas quais visitou 12 países diferentes. São eles: Uruguai, Japão, Vietnã, Itália, Vaticano, Honduras, China, Rússia, França, Mônaco, Canadá e Argentina.
Juntas, essas viagens já fizeram o chefe do Palácio do Planalto se ausentar por 29 dias do Brasil só em 2025. Com a ida ao Chile, Lula deve completar mais de um mês ao longo do ano fora do país.
Veja as viagens internacionais de Lula em 2025
Janeiro – sem viagem internacional
Fevereiro – sem viagem internacional
Março
- Uruguai – posse presidencial
- Japão + Vietnã – visitas de Estado
Abril
- Honduras – cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho)
- Itália/Vaticano – velório do Papa Francisco
Maio
- Rússia + China – comemoração do Dia da Vitória e visita de Estado
- Uruguai – velório do ex-presidente Pepe Mujica
Junho
- França + Mônaco – visita oficial
- Canadá – cúpula do G7
Julho
- Argentina – cúpula do Mercosul