O bloqueio atmosférico que atua há semanas em Belo Horizonte será “quebrado” nos próximos dias por uma massa de ar frio. Os amantes das baixas temperaturas não terão tempo para comemorar, já que o refresco deve durar por apenas três dias e, ainda assim, será de pouca intensidade.
Conforme a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá um leve declínio nas temperaturas em Belo Horizonte a partir da quarta-feira (15). A previsão é de que os termômetros variem entre 16ºC e 28ºC. Na quinta-feira (16) deve ocorrer a menor temperatura máxima das últimas semanas: 27ºC. Na sexta (17), a previsão volta a indicar 28ºC como máxima e, a partir de sábado (18 de maio), os termômetros voltam à casa dos 30ºC.
“Esses três dias (quarta, quinta e sexta) vão ser mais próximo do que a gente espera do outono, que é o friozinho pela manhã e à noite, com um acréscimo da temperatura ao longo do dia”, explicou Anete.
Antes de chegar aos dias de pequeno refresco, Belo Horizonte vai “sofrer” com baixa umidade e altas temperaturas. A previsão indica calor de 31ºC nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14). A umidade prevista é de 20% para os dois dias.
Há dois anos, no dia 19 de maio, Belo Horizonte registrou a menor temperatura em mais de 40 anos. A capital mineira registrou 4,4ºC durante as primeiras horas daquele dia. Hoje, os termômetros estão opostos. “Em 2022 quando teve esse episódio estávamos em efeito da La Niña, que favorece massa de ar frio. Agora estamos no El Niño, que favorece a formação de bloqueios e dificulta o avanço de massa de ar frio. Estamos na varabilidade climática, São fenômenos de grande escala opostos”, detalhou a meteorologista.
Fonte: O Tempo