O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (26), a oferta de 61,5 mil novas vagas para o programa de financiamento estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano. Em vídeo postado na página do Ministério no Facebook, o ministro Renato Janine Ribeiro falou sobre as novas vagas e confirmou a informação antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, de que o programa terá alta de juros, dos antigos 3,4% para 6,5%.

O ministro destacou que, somado à oferta do primeiro semestre, o total de vagas do Fies deste ano alcança 314 mil. “Esperamos nos próximos anos manter este patamar”, ponderou.

Janine Ribeiro ainda reforçou informações que o MEC já havia dado sobre priorizar cursos de maior qualidade (com notas 4 e 5), além de cursos nas áreas de Engenharia, Saúde e formação de professores. As regiões Norte e Nordeste também serão atendidas prioritariamente. “Não quer dizer que cursos nota 3, cursos de outras áreas e outras regiões não serão atendidos, é apenas uma questão de prioridade”, declarou.

O ministro ainda anunciou que as instituições vão oferecer um desconto de 5% nos preços das mensalidades no Fies. “O Fies será mais barato do que se o aluno for à instituição diretamente”, disse.

 

 

Hoje em Dia

COMPATILHAR: