O novo comercial da Havaianas, estrelado pela atriz Fernanda Torres, gerou críticas de políticos e apoiadores da direita e motivou um movimento de boicote à marca desde o último domingo (21). Apesar disso, o perfil da empresa nas redes sociais registrou crescimento expressivo, com a conquista de mais de 150 mil novos seguidores em um período de 48 horas.
De acordo com dados da plataforma InsTrack, que monitora estatísticas do Instagram, o perfil da Havaianas perdeu 4.606 seguidores no domingo, mas recuperou o número no dia seguinte. Até as 22h da segunda-feira (22), foram contabilizados 152.359 novos seguidores. Já o site Social Blade apontou uma perda de 3.416 seguidores no domingo e um ganho de 154 mil na segunda-feira, até o mesmo horário. Com isso, a marca passou de 4 milhões de seguidores no sábado (20) para 4,2 milhões na segunda-feira.
Apesar do desempenho positivo, a principal concorrente da Havaianas, a marca Ipanema, apresentou crescimento ainda maior nas redes sociais. Impulsionado por manifestações de políticos como o senador Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o perfil @sandaliasipanema saltou de 510 mil seguidores no sábado para 1 milhão na tarde da segunda-feira, segundo o InsTrack.
No mercado financeiro, porém, a repercussão foi negativa para a Alpargatas, empresa proprietária da Havaianas. As ações da companhia caíram 2,4% na segunda-feira, sendo cotadas a R$ 11,44. A desvalorização representou uma perda de R$ 152 milhões em valor de mercado, conforme levantamento da consultoria Elos Ayta.
O comercial que originou a polêmica traz Fernanda Torres incentivando o público a não iniciar o ano apenas esperando sorte, mas a construir seus próprios caminhos. “O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, afirma a atriz. Após a divulgação da campanha nas redes sociais, apoiadores da direita passaram a criticar um suposto viés político da propaganda. Até o momento, nem a Havaianas nem Fernanda Torres se pronunciaram sobre o assunto.
Com informações do O Tempo








