Em 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença.
Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil deve haver cerca de um milhão de portadores da doença que é a segunda maior causa de cegueira no mundo – perdendo apenas para a catarata.

Causada por uma lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta, o glaucoma é uma enfermidade crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Porém, muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente já que 50% dos portadores desconhecem a doença.
“O glaucoma não apresenta um sinal claro, sendo silencioso no início. O problema vai crescendo e, aos poucos, a pessoa vai perdendo a visão periférica. Quando a visão central é acometida, o campo visual vai se fechando e não tem como recuperar a visão.

Alguns pacientes podem manifestar crises no início, apresentando vista embaçada ou perda súbita da visão, dor forte no olho, dor de cabeça, formação de auréolas de arco-íris ao redor de luzes, náuseas e vômitos”, afirma Dr. Fauze Abdulmassih Gonçalves, médico do departamento de Glaucoma, Catarata e Cirurgia Refrativa do HCO – Centro Completo de Oftalmologia.
Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, por exemplo: idade avançada, hipertensão ocular, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. “É importante frisar que o problema, se descoberto no início, pode se tratado com colírios que façam baixar a pressão, por isso, é importante manter um check-up regular com oftalmologista”, explica.

Alimentação adequada

Um estudo conduzido na Harvard Medical School (Estados Unidos) chegou à conclusão de que comer verduras diariamente pode baixar o risco de desenvolver glaucoma em 20% ou mais ao longo da vida. A equipe liderada pela médica Jae Kang acompanhou 64 mil pacientes entre 1984 e 2012 e outros 41 mil pacientes entre 1986 e 2014. Todos os homens e mulheres avaliados tinham mais de 40 anos, mas nenhum tinha glaucoma no início do estudo.

Depois de 25 anos de acompanhamento, 1.500 pessoas desenvolveram glaucoma. Divididos entre cinco grupos que consumiam verduras e saladas em intensidades diferentes, aqueles que incluíram mais folhas verdes na dieta diária se beneficiaram muito mais. “De modo geral, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma como um todo também prejudica a visão. Do ponto de vista da saúde ocular, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem, como: cenouras, folhas verdes, ovos, frutas vermelhas ou cítricas e peixes”, finaliza o médico.

 

Fonte: Assessoria Serifa Comunicação||

COMPATILHAR: