Há muito tempo que famílias da comunidade São Geraldo, no município de Francisco Sá, região Norte de Minas, conviviam com a falta de água. Problema que foi solucionado no início de 2012 com a implantação do Projeto de Abastecimento de Água de São Geraldo. Os recursos são da Prefeitura de Francisco Sá e do Minas Sem Fome. Programa do governo estadual e coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
O projeto foi implantado em abril deste ano e beneficia 256 famílias. Para levar água até as casas dos moradores da comunidade foi montada uma rede de 22 quilômetros de tubulação. Também foram instalados 4 reservatórios de 100 mil litros, 2 bombas para a captação de água e um hidrômetro em cada residência. O valor do investimento chega a R$1 milhão.
?Esperamos que esse projeto solucione o problema com falta de água que os moradores da comunidade enfrentavam. Além disso, a partir de agora as famílias terão mais qualidade de vida?, diz o extensionistas da Emater-MG em Francisco Sá, José Eustáquio Barbosa.
No dia 6 de maio, será realizada a cerimônia de inauguração do projeto a partir das 17h.
Minas Sem fome
O Minas Sem Fome é um iniciativa do governo de Minas e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio da Emater, com apoio das prefeituras. O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional. A Emater?MG é responsável pela mobilização dos agricultores, assistência técnica, compra e distribuição dos insumos.
Até dezembro de 2012, o Minas Sem Fome deverá atender, em Minas Gerais, 187.860 famílias de agricultores familiares com ações para incrementar as atividades de lavoura, pomares, hortas, apicultura, piscicultura, avicultura, produção de leite, feiras livres, gestão de projeto e apoio a agricultura familiar. A meta financeira para todo o programa este ano é de R$ 4,76 milhões. Os recursos são provenientes do governo de Minas Gerais.

COMPATILHAR: