O problema é antigo e segundo a vizinhança os riscos de desmoronamento, trazendo danos materiais à via pública e à saúde dos moradores da região, são do conhecimento do município há vários meses, que já na administração anterior percebeu que a situação se agravou e muito, com as fortes chuvas havidas no final do ano passado.

A obra prometida e que deveria ter sido feita através de recursos advindos da Defesa Civil, acabou sendo postergada e dia após dia, a coisa se complica mais, dizem os moradores da casa vizinha em vídeos postados nas redes sociais nessa semana e distribuídos aos órgãos de imprensa local.

A equipe de redação do Nova Imprensa/Últimas Notícias entrou em contato com a Prefeitura e o Saae na busca de informações e deles ouviu o que se segue:

Heitor Pimenta – Diretor do Saae

Realmente o serviço ali a ser executado exige trabalho por parte do SAAE e da secretaria de Obras pois, o volume de água carreada para aquele local precisa ser captado e direcionado para córrego e, sem a contenção do barranco e de outras obras conforme projeto já elaborado, o SAAE fica impedido de se antecipar na realização dos serviços que lhe cabe executar. Tão logo a Obras termine sua parte, estaremos lá concluindo o projeto’, disse.

Flávio Passos – Secretário de Obras.

“É um problema que vem lá de trás. A obra já conta com recursos da Defesa Civil Nacional, liberados após a decretação de estado de calamidade pelas fortes chuvas do segundo semestre de 2024. O projeto original, já licitado e contratado, previa apenas a construção de muros de gabião. No entanto, com o agravamento da situação, verificou-se a necessidade de incluir a drenagem das águas pluviais e a construção de um Colchão Reno. Um novo projeto foi elaborado e a licitação está marcada para o dia 26 de junho. Essa ampliação será custeada com recursos próprios do município, enquanto a verba federal continua disponível para cobrir parte da obra. Após isso, posso afirmar que, no máximo em 90 dias, dependendo da disponibilidade de recursos municipais, tudo ali estará resolvido”

Vídeo: Thiago Vilela

Fonte: Redação/UN

 

 

COMPARTILHAR: