Neste sábado (22), uma nova morte levantou suspeita de que teria sido causada por dengue. Uma mulher moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, morreu com sintomas da doença. O bebê que ela esperava já tinha morrido dois dias antes e os médicos atestaram que a criança contraiu dengue materna.
Roberta da Silva Ramos estava grávida de 8 meses e morreu na sexta-feira (21). A família conta que ela começou a passar mal no domingo (16) e na segunda-feira (17) foi atendida no Hospital municipal de Duque de Caxias, mas liberada horas depois.
No dia seguinte, Roberta procurou atendimento de novo, desta vez no Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, também em Caxias. A irmã, que estava com ela, contou que Roberta já estava com vários sangramentos e quando foi atendida recebeu a noticia de que o bebe havia morrido. No atestado de óbito da criança, ?dengue materna? está escrito como uma das causas da morte.
Mas as autoridades de saúde do município dizem que só podem confirmar os casos depois dos exames laboratoriais. Já a assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Saúde informou que não sabe qual é a causa da morte de Roberta.
Rio tem 2.000 casos de dengue em um dia
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio notificou em apenas um dia, entre quarta e quintafeira desta semana, 2.053 casos confirmados de dengue na cidade. Este ano, já foram registrados 23.555 casos da doença. Também foi confirmada ontem, pela secretaria, a morte de um bebê de sete meses e de uma menina de 14 anos, na zona oeste, a região mais atingida da cidade.
O secretário Estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, admitiu, na quinta-feira, que o Estado vive uma epidemia de dengue. Na segunda-feira ocorrerá a primeira reunião do gabinete de crise para o combate à dengue no Rio, criado pelo Ministério da Saúde. Cerca de 900 agentes de saúde deverão ser contratados emergencialmente para atuar nas áreas mais críticas.
Na noite de quinta-feira, a menina Ana Clara Gonçalves, de 7 meses, morreu por causa da doença. Por conta do grande número de casos, os hospitais e postos de atendimento da cidade não reduziram o número de funcionários no feriado. A madrugada foi de espera em hospitais da Barra da Tijuca. O movimento do lado de fora da emergência era menor do que o registrado nos últimos dias.

Números
Os números da dengue no Estado não param de crescer. Já são quase 33 mil casos em todo o estado do Rio. A doença já matou 48 pessoas. Desse total, 24 eram crianças de 2 a 13 anos de idade. No município do Rio, onde a situação é mais grave, em menos de três meses, 23.550 pessoas tiveram a doença.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que as Forças Armadas estão prontas para ajudar o Rio. O problema é sério, houve uma leniência no combate ao mosquito da dengue e agora estão pagando este preço, disse. As Forças Armadas estão dispostas a ajudar, inclusive com a montagem de hospitais de campanha, porque os hospitais das forças lá estão todos ocupados, disse o ministro.
Na quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Rio anunciou o primeiro caso de indenização a pessoas que tiveram um parente morto por dengue no Rio. Os governos municipal e estadual foram condenados a pagar R$ 30 mil, por danos morais, a Ozinaldo Felix de Araújo cuja filha, Daiane Alvez Felix, morreu de dengue hemorrágica em 2002. (Com agências)

COMPATILHAR: