Moto novinha, zero quilômetro, 125 cilindras… O desejo de milhares de motoboys! Mas não pense que vai ser fácil realizar esse sonho. Para conseguir o financiamento com juros baixos é preciso cumprir uma série de requisitos.
Uma das exigências mais importantes é que o veículo já venha com itens segurança regulamentados pelo Código Nacional de Trânsito. Como o corta-pipa, pisca alerta, protetor de pernas, baú, freio a disco, capacete e colete.
Pesquisas comprovam que quando se utilizam o kit de segurança o risco de acidentes é significativamente menor, diz Sérgio Henrique Cançado, Caixa Econômica Federal – SP.
O motoboy só pode financiar até 80% do custo total da moto. O valor máximo do crédito é de até oito mil reais. As motos devem ter até 150 cilindradas. Os prazos vão de 36 a 48 meses. E as taxas de juros não passam de 1,5% ao mês.
O financiamento é oferecido, por enquanto, pela Caixa Econômica Federal, e vale só para motoboy que usar o veículo para o transporte de mercadorias e documentos.
Através de um cálculo, uma moto que custa 10 mil reais pode ter o valor de oito mil financiados. Em 48 vezes, a prestação sai por 230 reais ao mês.
Aí anima. A gente trabalhar com ferramentas de trabalho novas. Porque moto velha, querendo ou não a gente cansa, fura um pneu, quebra alguma coisa, isso daí já atrapalha no dia a dia, declara Rogério de Oliveira Santos, motoboy.
Carlos, que trabalha como motoboy em São Paulo, pensa diferente. Está preocupado com o aumento de motos nas ruas.A profissão já está saturada, tem muita moto na rua, tem muita firma aberta e muitas clandestinas. É perigoso!, diz Carlos Eduardo da Silva Gama, motoboy.
O financiamento com juros baixos não vale para o mototaxista, o profissional que transporta passageiros, e para o motoboy que está com nome sujo.

COMPATILHAR: