Atlético e Cruzeiro frustraram seus torcedores no primeiro clássico do ano, ao empatar em 0 a 0, em partida disputada na tarde de ontem, no Mineirão. Os arqui-rivais se esforçaram para conseguir a vitória, porém não apresentaram um futebol digno do maior público da temporada no Estado – quase 55 mil pagantes assistiram ao jogão. A Raposa, que deixou o campo com pelo menos quatro jogadores contundidos, foi premiada com a manutenção da liderança e da invencibilidade na temporada.
O Galo lamentou o empate, pois não soube traduzir em gols a superioridade na partida. Os rivais adotaram postura cautelosa no início do jogo, tocando bem a bola sem arriscar lances de efeito. O Galo dominou o confronto nos primeiros minutos, porém seus jogadores ficavam constantemente em impedimento. A Raposa esperou o momento certo para chegar com perigo, aos 7min, num chute cruzado do meia Wagner, rente à trave de Juninho. O Atlético desperdiçou uma chance aos 18min.
O goleiro Juninho fez um lançamento para Marinho, e o atacante não acreditou na bola, pensando que estava impedido. Lance polêmico, mal sinalizado pela arbitragem. A Raposa sofreu um desfalque importante com menos de 20min. O atacante Guilherme deixou o jogo lesionado.
A equipe atleticana, mesmo com quatro jogadores na marcação – Renan, Sidnei, Xaves e Márcio Araújo -, apresentou uma maior lucidez durante a metade do primeiro tempo. O time de Geninho aproveitou o corredor deixado por Jadílson, do lado esquerdo, para chegar com perigo ao gol de Fábio.
O Cruzeiro ainda perdeu o volante Charles, por contusão, no primeiro tempo. O Cruzeiro voltou para o segundo tempo mais ligado no jogo. O goleiro Juninho evitou o gol celeste na primeira conclusão certa da partida, aos 13min. Marcinho recebeu a bola na área e o goleiro atleticano defendeu com os pés.
O Galo chegou a marcar aos 21min, com Marinho, mas o árbitro Alício Pena Júnior marcou impedimento. Marcelo Nicácio, que acabara de entrar no jogo, perdeu um gol incrível em sua primeira finalização.
O atacante recebeu um passe de Danilinho e, dentro da pequena área, errou ao tentar concluir de calcanhar. Os arqui-rivais se esforçaram muito, porém criaram pouco para justificar uma vitória.

Árbitro
A semana que antecedeu o clássico foi marcada por acusações, principalmente por parte da diretoria do Atlético, de que o Cruzeiro estaria sendo beneficiado pela arbitragem.
Foi nesse clima que Alício Pena Júnior acabou sorteado para apitar o jogo. Dentro de campo ele procurou acompanhar de perto os lances para evitar erros, mas não impôs sua autoridade. O árbitro deixou de marcar alguns lances mais faltosos e só foi dar o primeiro cartão amarelo aos 38min depois de uma entrada de Marcinho, do Cruzeiro, em Márcio Araújo, do Atlético.
Alício ainda mostrou personalidade ao dar um cartão amarelo para o atacante Danilinho, do Galo, por simular um pênalti depois de uma dividida de bola com Jadilson, no segundo tempo. Contudo, mesmo com seis substituições e interrupções na partida por causa de contusões, o árbitro acrescentou apenas um minuto em cada etapa da partida.

COMPATILHAR: