Uma trama de ciúme, invasão de privacidade e segredos viralizou nas redes sociais nos últimos dias. O relato de uma seguidora lido pela produtora de conteúdo Daiana Birollo destaca uma categoria de aplicativo até então desconhecida para parte dos seguidores: os apps que fingem ser uma calculadora e ocultam mensagens, fotos e outros conteúdos que o usuário deseja esconder.

“E eu que descobri o meu chifre a partir de uma calculadora falsa no celular do meu marido?”, introduz Birollo. Tudo começou com uma mulher que vistoriava o aparelho do parceiro todos os dias, narra a produtora de conteúdo: “conheci o meu marido na academia. Ele era o meu professor, nós namoramos por poucos meses e logo já casamos. E, assim, por ele ser um professor de academia, eu sempre fui muito ciumenta, muito mesmo, tanto que todo santo dia, assim que ele chegava em casa do trabalho, a primeira coisa que eu fazia era pegar o celular dele para poder olhar. E toda vez eu olhava tudo e não encontrava nada. E toda vez que eu não encontrava nada, ficava super feliz, porque estava casada com o homem mais fiel do mundo”.

A história muda de rumo quando a mulher descobre indícios de uma traição no carro e, com a pulga atrás da orelha, pega o celular do marido de madrugada e o vasculha com ainda mais profundidade que o normal. “Eu juro que tinha algo que me dizia: ‘procura direito que você vai achar’”. De tanto mexer, ela percebeu que o celular tinha duas calculadoras. Estranhando, entrou em uma delas, que então pediu uma senha. “Usei o número que ele usava no PIN e deu certo”.

Daí para a frente, a história tem uma virada. “Quando eu entrei, era um aplicativo como se fosse o whatsApp mesmo, cheio, lotado de contatos de mulheres. Tinha alguns grupos com alguns amigos dele. Que nojo… Nesses grupos, eles compartilhavam foto de mulheres que eles pegavam. Aluna era o que mais tinha, treinando com roupa de academia, dançando e mandando para ele”. Em seguida, ela recolheu as roupas do marido em sacos de lixo e o expulsou de casa.

Mas que apps são esses? Entre seguidores que apontam uma postura abusiva da esposa, ao vistoriar o marido, e um relacionamento tóxico entre os dois, outros compartilham uma série de aplicativos que se ocultam por trás de uma calculadora falsa. Facilmente encontrados no Google Play e na App Store, eles permitem disfarçar fotos e conversas sob o ícone da calculadora. E não são somente eles: o aplicativo de encontros para homens gays Grindr tem uma opção própria que também permite, nas próprias configurações dele, alterar o ícone para parecer uma calculadora ou um app de música, por exemplo.

 

Fonte: O Tempo

 

COMPATILHAR: