Mulheres do Brasil – A história não contada do escritor Paulo Rezzutti é a indicação de leitura desta semana.
O projeto “No meio do Caminho tem um Livro é idealizado pelas bibliotecas públicas de Formiga.
A obra se propõe a fazer um resgate histórico de 200 brasileiras das mais variadas épocas que tiveram as suas biografias apagadas ou diminuídas na historiografia nacional. Histórias de mulheres guerreiras, vilãs, políticas, cientistas, escritoras , artistas , inclusive da formiguense Ana Jacinta de São José , conhecida como Dona Beja. Também traz uma luz sobre a trajetória pouco conhecida de indígenas e negras escravizadas e avança até os dias atuais.
A leitura deste livro poderá surpreender nossos leitores ao reapresentar acontecimentos da história do Brasil com essas personagens finalmente reinseridas nos papéis de destaque na vida político-social brasileira, que lhes foram negados pela narrativa oficial.
O maior objetivo do livro é dar voz às mais diversas figuras femininas do passado e do presente para que, juntos, homens e mulheres possam pavimentar um futuro mais justo e igualitário.
Esta e outras incríveis biografias podem ser encontradas na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes ”, situada na Praça São Vicente Férrer, número 140, no Centro de Formiga.
Fonte: bibliotecas públicas

Foto: divulgação biblioteca pública