A corrida pelo título mundial de vôlei masculino começa nesta quarta-feira (7), com seis dos melhores times do mundo. Em Betim, os próximos cinco dias serão de muito voleibol.

No total, serão dez partidas do mais alto nível técnico, com Sada Cruzeiro, Itambé Minas e Vôlei Renata representando o Brasil em busca de mais um pódio. Os estrangeiros que desembarcaram em Minas Gerais são os italianos Trentino e Perugia, e o Paykan entra na disputa para representar o Irã.

Em Betim pela sexta vez, o dono da casa e tetracampeão Sada Cruzeiro busca defender o título conquistado em 2021 e se tornar o maior campeão mundial da história, ao lado do Trentino. O também mineiro Itambé Minas joga o mundial pela segunda vez, querendo conquistar a primeira medalha. Já o Vôlei Renata, de Campinas, é estreante. No ano passado, disputou o Sul-Americano de Clubes, primeiro torneio internacional de sua história, e agora, aparece pela primeira vez no maior palco do vôlei de clubes.

Formato de disputa

O caminho até o troféu não é muito longo, porém, também não é nada fácil. Os seis times foram divididos em dois grupos e, pela fase classificatória, entram em quadra duas vezes. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais em busca de uma vaga na decisão. Todo set importa em um torneio rápido e dinâmico, em que cada ponto pode fazer a diferença.

Transmissão

Todos os jogos do Mundial de Clubes terão transmissão de O Tempo Sports pelo YouTube de O Tempo, ao vivo e de graça. A equipe recebe como convidado um nome de peso no vôlei brasileiro e nacional. Antônio Rizola, técnico com passagem pelas seleções de base do Brasil, por clubes como Minas, Mackenzie e São Caetano, além de ser o comandante dos principais resultados da seleção colombiana de vôlei, será comentarista em todos os jogos.

A narração do Mundial fica por conta de Pedro Abílio, e reportagens de Débora Elisa, que traz todas as informações da beira da quadra.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: