A Secretaria de Saúde da cidade de Arcos comunicou, nesta semana, que está ampliando a oferta de novos exames e procedimentos cirúrgicos na rede pública de atendimento.
A partir de agora, até vinte intervenções cirúrgicas bucomaxilofaciais poderão ser realizadas, a cada mês, na Santa Casa. Os procedimentos cirúrgicos também serão disponibilizados para pacientes de outras cidades, o que deve transformar Arcos numa referência regional nessa modalidade.
A iniciativa faz parte de um plano de ações proposto pela administração municipal de Arcos de aumentar gradativamente a demanda por novas modalidades de atendimento ao cidadão que delas necessite.
Inicialmente, o acordo firmado entre a Secretaria de Saúde e os profissionais da odontologia Leandro Emídio da Silva e Thiago Rodrigues Aguiar possibilitava a realização de cinco cirurgias ao mês, disponibilizadas apenas para pacientes de Arcos.
A nova portaria direcionada a cirurgias eletivas, assinada pelo Estado e aderida pela Secretaria de Saúde em um acordo entre Prefeitura, Santa Casa e os profissionais citados, pactuou o aumento dos procedimentos bucomaxilofaciais. De acordo com os responsáveis pelo departamento de contratos, convênios e licitações da FUMUSA, o Fundo Municipal de Saúde possui um contrato para a especialidade ?bucomaxilo?. O serviço é voltado para a demanda do Pronto Socorro Municipal, executado pelos cirurgiões Leandro Emídio e Thiago Rodrigues, e os casos mais frequentes registrados nos prontuários são relativos às fraturas de face e de maxilar, geralmente relacionadas a acidentes.
A cirurgia bucomaxilofacial – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitas ou adquiridas), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus até a pirâmide nasal, de trás para diante.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos de Sousa, acredita que a melhoria no atendimento e a ampliação desses novos procedimentos implantados contribuirão muito para a saúde da população local e agora, também da nossa região. ?Estamos reestruturando alguns serviços que já existiam, mas que precisavam de ajustes, e implantando alguns que não existiam, como é o caso da cirurgia bucomaxilofacial?, explicou.

COMPATILHAR: