O tropicalista Tom Zé entrou na lista das 200 melhores músicas dos anos 1980 do site americano “Pitchfork”, especializado em música. “Nave Maria”, de 1984, ficou em 199º lugar – vencendo Egyptian Lover, com sua “I Cry (Night After Night)”. Confira a lista completa 

Em seu argumento, o Pitchfork menciona a importância da Tropicália – que “casou sons exuberantes e tradicionais do Brasil com uma postura rock’n’roll”, traduzindo a “violência política e a inquietação social dos anos 1960”.

“Quando a Tropicália perdeu a guerra [contra a ‘globarbarização’], Tom Zé caiu no experimentalismo e, em 1984, lançou um revelador opus elétrico chamado ‘Nave Maria’. O disco encalhou, e ele, chateado e falido demais para continuar, até pensou em trabalhar no posto de gasolina de seu irmão”, escreve Jazz Monroe, que assina o texto.

Monroe conclui sua crítica dizendo que “qualquer um que ficar embasbacado não precisa traduzir a letra, que são puro dadaísmo” – “um orgasmo invertido”, escreve.

 

Tom Zé é o único brasileiro na lista da “Pitchfork”, liderada por Prince, com “Purple Rain” (1984). Em segundo lugar, “Wanna Be Startin’ Something”, do álbum “Thriller”, de Michael Jackson (1983).

Ouça a canção ‘Nave Maria’ de Tom Zé:

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: